Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
GRAVIDEZ E PARTO

Gravidez e Parto

O que é uma consulta de Saúde Materna?

É uma consulta de acompanhamento da gravidez e de preparação para o parto.
Nesta consulta, são feitos exames clínicos e laboratoriais regulares, que permitem avaliar o estado de saúde da mãe e do bebé, ao longo da gravidez. É também dada indicação relativamente a regras de alimentação saudável, de preparação para o aleitamento materno, bem como de hábitos a evitar.
A primeira consulta deve ser feita no seu Centro de Saúde, logo que pense estar grávida. Uma vez efectuada a primeira consulta, deve seguir as indicações quanto às consultas seguintes.

Ser-lhe-á fornecido um pequeno livro - Boletim de Saúde da Grávida - para registo da informação sobre a sua gravidez, que deve trazer sempre consigo.
Este Boletim pode também ser fornecido pelos Hospitais e Consultórios Privados.
Existem, ainda, consultas de diagnóstico pré-natal para as grávidas com mais de 35 anos ou com problemas genéticos.
Leve o Boletim de Saúde da Grávida quando for às consultas e quando for internada para o parto. Ele contém informação muito útil, referente à sua saúde e à do bebé.

O que é necessário para ter o parto num hospital do SNS?

Basta ir ao Serviço de Urgência do Hospital ou à Maternidade da sua área de residência, para ser atendida.
Nas grandes cidades - Lisboa, Porto e Coimbra - cada Maternidade atende apenas pessoas de uma determinada área geográfica. Convém, por isso, perguntar no seu Centro de Saúde qual é o Hospital ou Maternidade que dá atendimento à área onde reside.

Quando devo dirigir-me à Maternidade ou Hospital ?

Logo que tenha sinais de início do trabalho de parto, como contracções frequentes e regulares, ou quando houver qualquer perda de líquido abundante ou corrimento sanguíneo, por via vaginal.

O que devo levar comigo no momento do parto?
Leve consigo:

  • Bilhete de identidade ou o Cartão de Identificação do Utente do SNS;
  • Boletim de Saúde da Grávida;
  • Roupa para si e para o bebé;
  • Objectos de higiene pessoal

Tenho direito ao transporte para a Maternidade?

A grávida tem direito ao transporte gratuito de ambulância para o Hospital ou Maternidade, quando apareçam os sinais de início de trabalho de parto.

A grávida pode ser acompanhada durante o parto?

A grávida, se o desejar, poderá ser acompanhada durante o trabalho de parto pelo futuro pai ou, em sua substituição, por um familiar.
O direito de acompanhamento pode ser exercido de dia ou de noite, sem o pagamento de qualquer taxa.
Excepcionalmente, este acompanhamento pode não ser possível, nos casos em que a situação clínica da grávida o desaconselhe, ou sempre que as instalações ou o funcionamento dos serviços impeçam o direito à privacidade das outras parturientes.

As consultas e o internamento para o parto são gratuitos?

O parto hospitalar, bem como qualquer internamento por motivo de gravidez, num Hospital ou Maternidade do SNS, é gratuito. São também gratuitas todas as consultas e exames médicos efectuados durante a gravidez e nos 60 dias após o parto.
 

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira