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GABINETE DO CIDADÃO

 

GABINETE DO CIDADÃO

 

O Gabinete do Cidadão rege-se pelo Despacho Ministerial n.º 8958/2013, de 9 de julho. Este serviço funciona como promotor de cidadania, com caráter criativo, empreendedor e como mecanismo de negociação/mediação, contribuindo para que os utentes participem proativamente na dinâmica organizacional e nas políticas de introdução de mudanças sistémicas. Estas contribuirão para que se enfatize uma melhoria dos serviços prestados e uma maior satisfação dos utentes, bem como para um esclarecimento eficaz dos cidadãos e uma maior fidelização dos utentes com a Instituição.

 

Missão

Dar voz aos cidadãos enquanto agentes proativos e responsáveis, detentores de direitos e deveres e contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e cuidados prestados, através dos processos de gestão oriundos das opiniões dos mesmos, servindo de mediação entre os cidadãos, a comunidade e o CHCBeira.

 

Valores

Competência técnica;

Ética profissional;

Cultura de serviço centrada no utente;

Melhoria contínua da qualidade;

Responsabilidade e transparência;

Atividade orientada para os resultados;

Confidencialidade e privacidade;

Respeito pelos direitos e deveres dos utentes;

Eficiência na gestão de recursos.

 

Objetivos

Os principais objetivos deste serviço são:

1) Servir de mediação entre a estrutura organizacional e os utentes;

2) Ser um mecanismo de defesa, promoção e de informação dos direitos e deveres dos utentes relativos aos serviços de saúde;

3) Promover a participação qualitativa dos utentes;

4) Orientar e apoiar os utentes na tentativa de resolver os assuntos expostos;

5) Gerir todos os sistemas de audição dos utentes disponíveis na estrutura organizacional;

6) Gerir todas as monitorizações da avaliação do grau de satisfação dos utentes, clientes, colaboradores e fornecedores relativa aos serviços do CHCBeira;

7) Informar os órgãos de gestão e serviços da unidade de saúde acerca das opiniões, necessidades e expetativas dos utentes;

8) Promover iniciativas que conduzam a uma melhoria da qualidade dos serviços prestados na organização;

9) Coordenar e gerir o Voluntariado Hospitalar;

10) Servir de mediação entre as associações de utentes e a unidade de saúde.

 

Intervenção

O Gabinete do Cidadão desenvolve um conjunto de atividades e de intervenções sempre centradas no utente e na promoção de saúde na comunidade, nomeadamente:

1 – Gestão das exposições formalizadas por utentes (reclamações, sugestões e elogios), com registo no Sistema de Gestão das Reclamações (SGREC) da Entidade Reguladora da Saúde.

2 – Atendimentos personalizados a cidadãos que recorrem ao Gabinete do Cidadão.

3 – Gestão das monitorizações da avaliação do grau de satisfação dos utentes.

4 – Gestão das monitorizações da avaliação do grau de satisfação/motivação dos colaboradores, clientes e fornecedores internos.

5 – Gestão funcional e procedimental do Balcão de Informações e Apoio ao Utente do Hospital Pêro da Covilhã.

6 – Marcação dos Delegados de Informação Médica.

7 – Gestão e direção dos programas de voluntariado na área da saúde da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Cova da Beira.

8 - Elaboração de informações (relatórios, mapas, grelhas, estudos) com indicadores(Qualitativos e Quantitativos) da avaliação da qualidade dos serviços prestados pelo CHCBeira.

9 – Participação em Comissões de Apoio Técnico e Grupos de Trabalho.

10 – Apoiar as associações de utentes e grupos de voluntariado e servir de mediação entre as mesmas estruturas e o Conselho de Administração do CHCBeira.

11- Coordenar a Biblioteca do Utente.

12- Controlo dos Perdidos e Achados.

 

Suportes disponíveis para os cidadãos formalizarem exposições no Centro Hospitalar Cova da Beira:

 

  • Via Postal (carta);
  • Formulário interno do Gabinete do Cidadão;
  • Fax;
  • Formulário eletrónico (www.chcbeira.pt);
  • Correio eletrónico (utente@chcbeira.min-saude.pt);

·        Livro de Reclamações - no Hospital Pêro da Covilhã (Resolução do Conselho de Ministros n.º 189/96, de 28 de novembro): nos dias úteis das 9.00 às 17.30 no Gabinete do Cidadão e restantes dias e horas no Serviço de Urgência Geral. No Hospital do Fundão: todos os dias no balcão central da Consulta Externa/Informações.

·        Caixas de Sugestões localizadas nos Serviços de Urgências, Consultas Externas, Serviços de Internamento, Átrio Principal no Hospital Pêro da Covilhã; Consulta Externa/Átrio Principal do Hospital do Fundão e Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental.

·        Atendimento Personalizado no Hospital Pêro da Covilhã

·          Piso 0 (Hall de Entrada principal)

·          Seg. a Sexta- das 9h às 17h 30m

 

O Gabinete do Cidadão convida-o:

  • A utilizar os nossos Serviços de Informação, Sugestões, Elogios e Reclamações;
  • Apresentar as suas dúvidas e/ou problemas no âmbito da área da saúde;
  • Ler a Carta dos Direitos e Deveres dos doentes e da família;
  • Colaborar no preenchimento dos inquéritos e questionários que lhe forem dirigidos para avaliar a qualidade dos nossos serviços.

Contactos:

Gabinete do Cidadão
Centro Hospitalar Cova da Beira, EPE
Quinta do Alvito, 6200-251 Covilhã
Telf: (+351) 275 330 066
Fax: (+351) 275 330 001
E-mail: utente@chcbeira.min-saude.pt

Diretor do Serviço: Dr. Nuno Miguel Borges Abreu

CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira