Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
COVILHÃ PALCO DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - 2017
COVILHÃ PALCO DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO - 2017

2017-05-17

No próximo dia 17 de Maio (2017), a Covilhã vai acolher as Comemorações oficiais do Dia Mundial da Hipertensão, uma iniciativa lançada pela World Hypertension League e promovida no nosso País pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão.
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão foi criada em 24 de Junho de 2004, por um grupo de médicos oriundos da área da Hipertensão Arterial, acreditando que a grande prevalência da hipertensão arterial e suas consequências merecia destaque especial em sede de Sociedade Científica. Alberga no seu seio clínicos pertencentes às áreas de medicina interna, medicina familiar, cardiologia, nefrologia, endocrinologia, epidemiologia, genética, nutricionismo, farmacologia e saúde pública, entre outros. A criação desta entidade surgiu também da necessidade de internacionalizar Portugal na área da Hipertensão Arterial.
Em Portugal, a Hipertensão Arterial atinge 42,2% da população adulta, cerca de ¼ dos hipertensos desconhece que tem a doença e só 74,9% dos hipertensos estão medicados. Atualmente 57% das pessoas com Hipertensão Arterial ainda não tem a doença controlada.
Neste dia, a SPH pretende sensibilizar a população para a necessidade de conhecer os valores da pressão arterial, aliando-se assim à campanha mundial cujo lema é: “Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”. A SPH relembra a importância de medir a pressão arterial frequentemente, praticar exercício físico regular, reduzir o consumo de sal e, last but not the least, cumprir a toma da medicação prescrita.
Para assinalar a data, estão assim programadas diversas actividades, designadamente: Rastreios de Pressão Arterial e de Índice de Massa Corporal, bem como ainda Ensinos e Aconselhamentos de estilo de vida saudável. Para isso contamos, a título gracioso, com a prestimosa colaboração de médicos e enfermeiros. As actividades irão decorrer, ao longo do dia, na Praça do Município, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã (CHCB), na Faculdade de Ciências da Saúde e Polo I da UBI.
Uma especial atenção irá ser dada à sensibilização para os mais novos desenvolvendo-se através do apoio de médicos da SPH e do concurso de desenhos/trabalhos manuais que estarão expostos no local das comemorações no dia 17 e onde serão revelados os três vencedores. A SPH acredita que o envolvimento das crianças em ações de sensibilização é a melhor forma de levar bons hábitos para a casa dos portugueses, devido ao seu grande poder de influência no núcleo familiar.
Às 10H30 no Salão Nobre da Câmara Municipal da Covilhã terá lugar uma Sessão Solene alusiva às Comemorações do Dia Mundial da Hipertensão, e às 12H00 decorrerá no Auditório do Hospital Pêro da Covilhã uma Sessão Clínica sobre “Controlo da Hipertensão Arterial: que implicações” a cargo do Prof. Doutor Luís Martins, director do Serviço de Cardiologia do CHEDV.
Sob o slogan nacional “ATENÇÃO À SUA TENSÃO”, e com referência a questões determinantes no que respeita aos factores de risco, consequências e métodos de controlo desta patologia, a campanha deste ano incide uma vez mais e, voltamos a reafirmá-lo, na importância de que se reveste o controlo assíduo da pressão arterial, a toma ininterrupta da medicação, a redução do consumo de sal na alimentação e a prática de exercício físico, pelo que, para além das actividades acima enunciadas decorrerão também em paralelo Sessões de Esclarecimento e Informação sobre estilos de vida saudável; Ateliers “Pão Vida” e “Ervas Aromáticas”; e ainda Sessões de Atividade Física.
Para além de tudo isto, este ano a SPH inicia uma parceria com os Hotéis TRYP de modo a que as ementas das refeições passem a integrar receitas validadas pela SPH com o cuidado de reduzir o consumo de sal e fornecer uma refeição equilibrada, que se insira num plano alimentar orientado para a redução da pressão arterial. No dia 17 de maio, nas mesas dos seus restaurantes e buffets, haverá um lay-out vertical alusivo à data e à problemática da Hipertensão Arterial.
Segundo o Presidente da SPH, Dr. Manuel de Carvalho Rodrigues “o objetivo da SPH é reduzir a taxa de mortalidade cardiovascular que actualmente se cifra em cerca de 33% (um em cada três portugueses). Para além da medição da pressão arterial, que é essencial para controlar a doença, percebemos que muitos doentes não cumprem a toma da medicação diariamente ou abandonam o tratamento, principalmente por dois motivos: primeiro porque a determinada altura consideram que estão controlados e não precisam de continuar a medicação e depois porque lhes são prescritas formas de controle complexas e divididas ao longo do dia. Assim, este ano queremos reforçar a importância de cumprir a medicação prescrita e de não a abandonar sem consultar o médico. Por vezes tenta-se criar a ideia que eficaz e simples é mais caro. Nada de mais errado. E, uma vez mais, por duas ordens de razão: Uma primeira tem a ver que a médio prazo – e não é preciso ser assim tão a médio prazo – os custos com hospitalizações, baixas ao trabalho e incapacidades permanentes são bem mais caras. Uma segunda e, bem mais importante, nada é mais caro do que a morte!”. 
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão tem como parceiros na organização deste grande evento a Câmara Municipal da Covilhã, o Centro Hospitalar Cova da Beira, a Universidade da Beira Interior. Conta ainda com a colaboração da AIPAN.

Eventos do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira