Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
17 de Maio 2018: RASTREIOS À POPULAÇÃO EM DIA MUNDIAL DA HIPERTENSÃO
17 de Maio 2018: RASTREIOS À POPULAÇÃO EM DIA

2018-05-17

No âmbito do Dia Mundial da Hipertensão, que todos os anos se celebra a 17 de maio, a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, o Centro Hospitalar Cova da Beira e o Aces Cova da Beira, vão promover ações de sensibilização e rastreios de saúde gratuitos destinados à população.

Esta iniciativa, que visa alertar e prevenir para as consequências nefastas da hipertensão no organismo, será realizada por profissionais de saúde credenciados e terá lugar no Serra Shopping da Covilhã, no dia em que se assinala a efeméride, entre as 10H00 e as 18H00.

Pressão arterial, índice de massa corporal e perímetro abdominal são alguns dos parâmetros a avaliar neste rastreio, uma vez que a hipertensão ou pressão arterial elevada é uma doença crónica, que pode ser reversível, desde que se adotem hábitos de vida saudáveis.

Sob o lema “conheça e controle os valores da sua pressão arterial”, o objetivo desta atividade consiste em fomentar na população a observação regular da pressão arterial, uma vez que 40% da população portuguesa é hipertensa. Além disso, esta será também a oportunidade para os profissionais de saúde poderem esclarecer e transmitir conselhos úteis, no que respeita à prevenção e controle dos factores de risco associados a esta patologia.

A hipertensão é o factor de risco mais importante para a doença cardíaca, AVC e doença renal. Pode ainda, originar cegueira, irregularidades do ritmo cardíaco e insuficiência cardíaca. O risco de desenvolver estas complicações é maior na presença de outros fatores como a diabetes.

Aos primeiros cidadãos que participem nesta iniciativa será oferecida uma lembrança que poderá mudar as suas vidas!

O Dia Mundial da Hipertensão foi instituído como forma de chamar a atenção para as graves complicações clínicas decorrentes da hipertensão e transmitir informações à população relativas à prevenção, detecção e tratamento.


Eventos do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira