Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
PSIQUIATRA DO CHCB PUBLICA EM JORNAL INTERNACIONAL, EFEITOS DO JOGO DA RASPADINHA
PSIQUIATRA DO CHCB PUBLICA EM JORNAL INTERNACIONAL, EFEITOS DO JOGO DA RASPADINHA

2017-05-05

Um artigo de Nuno Rodrigues Silva, médico psiquiatra do Centro Hospitalar Cova da Beira foi publicado no passado dia 25 de abril (2017), no jornal “International Gambling Studies”, com o título: "scratch cards in Portugal: a hidden threat" ("raspadinhas em Portugal: uma ameaça escondida").
Este artigo que visa “dar um contributo para a consciencialização desta problemática, no sentido de se reflectir e actuar, promovendo uma política de jogo mais responsável e protegendo assim as pessoas vulneráveis” expõe de forma sucinta as características altamente aditivas do conhecido jogo da Raspadinha, associado a uma regulação escassa sobre a mesma.
Segundo o autor “a inexistência de registo de perdas, impossibilidade de limitação de perdas ou auto-exclusão, assim como o fácil acesso e venda em milhares de pontos em todo o país, torna este jogo, da forma que está estabelecido, numa potencial ameaça para indivíduos mais vulneráveis ao desenvolvimento de comportamentos aditivos.
Compatível com isto é o facto das receitas resultantes deste jogo terem subido exponencialmente entre 2010 e 2015, suplantando o Euromilhões. Em 2010 o jogo da Raspadinha resultou em receitas na ordem dos €100 milhões (8% do total dos Jogos Santa Casa), tendo aumentado todos os anos e culminado em receitas de cerca de €1100 milhões em 2015 (49% do total)”.
Em caso de interesse poderá aceder ao artigo na íntegra em:
http://www.tandfonline.com/eprint/CvjgrX86GVXdUN9DiSZ4/full

Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira