Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
PSIQUIATRA DO CHCB PUBLICA EM JORNAL INTERNACIONAL, EFEITOS DO JOGO DA RASPADINHA
PSIQUIATRA DO CHCB PUBLICA EM JORNAL INTERNACIONAL, EFEITOS DO JOGO DA RASPADINHA

2017-05-05

Um artigo de Nuno Rodrigues Silva, médico psiquiatra do Centro Hospitalar Cova da Beira foi publicado no passado dia 25 de abril (2017), no jornal “International Gambling Studies”, com o título: "scratch cards in Portugal: a hidden threat" ("raspadinhas em Portugal: uma ameaça escondida").
Este artigo que visa “dar um contributo para a consciencialização desta problemática, no sentido de se reflectir e actuar, promovendo uma política de jogo mais responsável e protegendo assim as pessoas vulneráveis” expõe de forma sucinta as características altamente aditivas do conhecido jogo da Raspadinha, associado a uma regulação escassa sobre a mesma.
Segundo o autor “a inexistência de registo de perdas, impossibilidade de limitação de perdas ou auto-exclusão, assim como o fácil acesso e venda em milhares de pontos em todo o país, torna este jogo, da forma que está estabelecido, numa potencial ameaça para indivíduos mais vulneráveis ao desenvolvimento de comportamentos aditivos.
Compatível com isto é o facto das receitas resultantes deste jogo terem subido exponencialmente entre 2010 e 2015, suplantando o Euromilhões. Em 2010 o jogo da Raspadinha resultou em receitas na ordem dos €100 milhões (8% do total dos Jogos Santa Casa), tendo aumentado todos os anos e culminado em receitas de cerca de €1100 milhões em 2015 (49% do total)”.
Em caso de interesse poderá aceder ao artigo na íntegra em:
http://www.tandfonline.com/eprint/CvjgrX86GVXdUN9DiSZ4/full

Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira