Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
CHCB COM MENOS CASOS DE GRIPE NA PRIMEIRA SEMANA 2018, QUEM EM IGUAL PERÍODO DO ANO PASSADO
CHCB COM MENOS CASOS DE GRIPE NA PRIMEIRA SEMANA 2018

2018-01-10

No final do passado mês de Dezembro a tendência crescente, ainda que não significativa, registada na identificação e internamento de doentes com gripe e infecções respiratórias associadas levou o Centro Hospitalar Cova da Beira a ativar o Plano de Contingência da Gripe.
 
Assim, desde o dia 29 de Dezembro está em prática no CHCB um Plano que, independentemente das condições climatéricas favoráveis à transmissão do vírus da Gripe, tem por missão garantir que esta instituição vai continuar a prestar a todos os utentes cuidados de saúde com qualidade e segurança, minimizando o impacto da epidemia de gripe sazonal, através do acompanhamento constante da situação epidemiológica e da efectivação de acções concertadas de âmbito preventivo e ao nível da prestação de cuidados.
 
Neste momento, o Plano de Contingência do CHCB encontra-se na fase 1, que contempla o aumento do nº de camas para internamentos de doentes com gripe nas enfermarias destinadas a esta tipologia de doentes, sem necessidade de até ao momento interferir com a atividade cirúrgica. Para já são 26, o nº de camas de contingência disponibilizadas para o efeito, contudo caso seja necessário o CHCB disponibilizará maior nº de camas por forma a dar resposta às necessidades que venham a ocorrer.
 
Fazendo um ponto de situação em relação aos casos de gripe confirmados, podemos avançar que o número de doentes infetados com o vírus da gripe no CHCB (segundo confirmação laboratorial) entre os dias 1 e 8 de janeiro de 2018, é de 20 doentes, dos quais apenas 13 precisaram ficar internados, sendo que nesse mesmo período está registada uma afluência de 1703 ocorrências à Urgência do CHCB, pelos mais diferentes motivos.
 
A título de comparação, em período homólogo do ano passado (2017) o número de doentes infetados com o vírus da gripe no CHCB (segundo confirmação laboratorial), foi de 43 doentes, dos quais 28 ficaram internados, sendo que nesse período foram registadas, no serviço de Urgência do CHCB, pelos mais diferentes motivos 1621 ocorrências.
 
De assinalar também que até ao momento a Unidade de Cuidados Intensivos não teve qualquer internamento com esta patologia.
 
O CHCB relembra a população que por forma a evitar deslocações desnecessárias às urgências do Hospital foi alargado o horário de funcionamento do Centro de Saúde da Covilhã, que assegura agora o atendimento aos utentes todos os dias, no horário compreendido entre as 09h00 e as 19H00, incluindo sábados e domingos.
No Fundão a assistência é garantida através da Consulta Aberta, todos os dias entre as 08H00 e as 20H00, incluindo sábados e domingos e em Belmonte, todos os dias da semana entre as 08H00 e as 20H00 e aos fins-de-semana entre as 08H00 e as 13H00.
Neste contexto, todas as pessoas que apresentem sintomatologia gripal são atendidas prioritariamente.
 
Recordamos também, que em caso de necessidade de orientação em matéria de saúde, se deve aceder à linha SNS 24, através do número 808 24 24 24. A linha faz a triagem, aconselhamento e o encaminhamento para o serviço de saúde mais adequado às necessidades de cada situação.

Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira