Guia Online do Utente
Serviços Médicos
Informações Úteis
SNS 24 - Centro de Contacto - 808 24 24 24
ANOS INCRÍVEIS no CHCB capacita e fortalece vínculos entre pais e filhos
ANOS INCRÍVEIS no CHCB capacita e fortalece vínculos entre pais e filhos

2018-02-16

Terminou no passado dia 8 de fevereiro, a primeira edição do programa “Anos Incríveis” do Centro Hospitalar Cova da Beira, que teve lugar no serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência desta unidade de saúde, sediada na Covilhã. O Programa que decorreu entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018 contou com um total de 14 sessões semanais e nele participou um grupo de 19 pais de crianças, com idades compreendidas entre os 5 e os 13 anos, e que apresentavam problemas de comportamento clinicamente identificados, tais como oposição, desafio, fraco controlo dos impulsos e dificuldades com rotinas e regras.

O projecto, coordenado por profissionais de saúde com formação credenciada na área, tem o propósito de reforçar competências parentais e fomentar o envolvimento dos pais nas experiências diárias dos filhos, promovendo o desenvolvimento emocional / social das crianças e reduzir problemas de comportamento.

Ao longo das sessões de Pais abordaram-se temas tão variados como a importância do tempo exclusivo de brincadeira com os filhos, a arte de elogiar, o estabelecimento de rotinas consistentes, os reforços e as recompensas dos comportamentos positivos, a importância de dar ordens eficazes, a auto-regulação dos pais, o valor do exemplo, as estratégias de ignorar e distrair, as consequências naturais e lógicas para os comportamentos negativos, o tempo de pausa, a relação com a escola, o temperamento das crianças, entre outros.

Para uma maior potenciação dos resultados, decorreram em simultâneo às sessões de pais, grupos terapêuticos para as crianças, onde foram ministrados os mesmos temas, porém com uma metodologia diferenciada e adequada às suas idades.

Para Cátia Almeida, Pedopsiquiatra e Coordenadora do Projecto no CHCB “da primeira à última sessão observámos uma autêntica transformação nos participantes. Iniciaram o programa num estado de grande exaustão, frustração e isolamento e terminaram com o sentimento de auto-eficácia reforçado, rede de suporte alargada e uma mão cheia de estratégias para utilizar nos diferentes desafios do quotidiano da educação dos filhos”.

O programa terminou com uma celebração, em que pais e filhos tiveram a oportunidade de partilhar o caminho percorrido em conjunto, reforçando, assim, os seus laços afetivos. As experiências relatadas pelos participantes reforçam a ideia de que “iniciativas como esta são uma óptima arma terapêutica para as problemáticas comportamentais. No grupo, os pais aprendem que não estão sós, que outras famílias vivem dificuldades semelhantes e aprendem estratégias não punitivas de resolver com eficácia os problemas de comportamento dos filhos”, remata a médica pedopsiquiatra.

Para Cátia Almeida, o melhor exemplo da eficácia destas sessões terapêuticas, são as mudanças de comportamento entre pais e filhos, como revela a afirmação de uma criança para o pai: “ Tu agora falas de uma maneira esquisita, não eras assim, gritavas mais!”. Uma mãe partilhou inclusive que  “Uma pequena luz acendeu-se em mim, com o programa. Achava que estava a fazer tudo bem e na verdade, sempre fiz o melhor que sabia, mas faltavam-me conhecimentos para agir doutra maneira. Agora já sei.”


Notícias do CHCB
Procura
De a
CENTRO MÉDICO ACADÉMICO ACREDITADO PELA JCI logotipo de Centro Hospitalar Cova da Beira